terça-feira, 28 de junho de 2011

RMC registra a temperatura mais baixa do ano

A geada prejudicou as plantas e prendeu muita gente na cama

A Região Metropolitana de Curitiba registrou hoje (28) a temperatura mais baixa do ano. Houve geada na maioria das cidades.

Muitas pessoas demoraram a sair da cama, devido a temperatura, que em São José dos Pinhais chegou a dois graus abaixo de zero. 

Segundo entrevistas com pessoas na rua, a população ainda acha que o frio vai demorar todo o inverno: "Acho que vai mais uns dois meses", afirma um morador de São José. "O bom é que não está aquele frio e quente, que dá os problemas de saúde na gente", diz um comerciante. 

A previsão afirma que o frio vai continuar pelo menos durante toda a semana, com alguns períodos de sol.  

Rosilete dos Santos realiza luta em SJP

A boxeadora sãojoseense Rosilete dos Santos realizará no próximo sábado (02/07) uma luta em disputa com uma lutadora uruguaia. Rosilete falou com nossa reportagem nesta segunda-feira e conta suas expectativas: "A expectativa é grande, já que se trata de um título muito grande, muito importante para o esporte brasileiro e mundial, acho que lutar em casa também favorece um pouco o meu lado e tomara que o título venha para mim", conta.

No evento ainda haverá as preliminares com a disputa do troféu Luvas de Ouro e uma disputa de título paranaense de profissionais. O evento será realizado no Ginásio Ney Braga, e começará as 19:30. Os ingressos estão sendo vendidos na academia For Fit e na loja Minon ao preço de R$ 10,00.

domingo, 26 de junho de 2011

Festa Junina do Rincão dos Mendes é um sucesso

A Família Mendes realizou no último sábado (25/06) uma grande festa junina, que contou com a presença de familiares e amigos. A festa aconteceu na casa dos Mendes, em São José dos Pinhais.

Na festa havia doces típicos, vinho, quentão, entre outras comidas típicas. O som foi conduzido pelo sonoplasta da RadioWeb Nosso Jornal Marco Aurélio, que tocou músicas caipiras dos antigos LPs do seu próprio acervo.

As crianças se divertiram muito. Soltaram traques e estouros de salão. Os fogos maiores ficaram sob a resposabilidade do grande amigo Rino.

A festa terminou após as 23:00hs, e teve muita alegria. A festa junina da Família Mendes já é tradição no bairro do São Francisco e é realizada desde 2005.

Academia H2O realiza grande Festa Julina

A Academia de natação e educação física H2O de São José dos PInhais realizará no próximo sábado (02/07) uma grandiosa Festa Julina. Os convites foram vendidos entre os alunos da academia ao preço de R$ 5,00. Na festa haverá quentão, pinhão, bolos, pipoca entre outras guloseimas. Haverá também rodadas de bingo, cama elástica, piscina de bolinhaas, entre outras atividades. A festa será na Chácara Dona Bina, em São José dos Pinhais.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Moradores reforçam as necessidades do Jd. São Francisco

O morador Fábio conta que o bairro necessita de muitas melhorias.

Vimos novamente reforçar as necessidades do bairro do Jd. São Francisco. Nossa reportagem conversou com os moradores e constatou muitas falhas na infraestrutura. O morador Fábio conta que na rua João de Almeida há muitos buracos e não existem calçadas. Outro problema são os bueiros entupidos.Outros moradores dizem que falta um posto de saúde.

Agora o verdadeiro problema do bairro são mais ônibus. Os moradores estão indignados de ver que o bairro possui ônibus apenas de hora em hora. Eles dizem que esse horário não é suficiente para atender a região.

Fábio mostra a rua esburacada.



quinta-feira, 16 de junho de 2011

Arthur Moreira Lima se apresenta em SJP

Arthur Moreira Lima se apresentou em praça pública, diante de uma plateia de mais de 300 pessoas.

Os são-joseenses puderam acompanhar na noite desta quinta-feira (16/06) a apresentação do pianista carioca Arthur Moreira Lima. No seu repertório, músicas de Beethoven, Bach, Vivaldi e Mozart. O concerto de Arthur Moreira Lima foi precedido pelas apresentações da Banda Marcial da cidade de São José, do grupo de Jazz juvenil da Escola de Linguagens Culturais, e do Coral Melodia.

Com mais de meia hora de show, o pianista entrou no palco e tocou sua primeira canção: Jesus, Alegria dos Homens, Opus 134 de Bach. Depois tocou a sonata Clair de Lune, de Beethoven. O concerto de piano, durou mais de uma hora e foi aplaudido de pé pelo público presente.

Comentário do especialista: Nosso repórter acompanhou o decorrer de todo o espetáculo, e conseguiu perceber a falta de respeito com o artista. Em todo o espetáculo, pessoas ficavam comentando alto, falando ou rindo durante as apresentações. Muitos permaneceram com os celulares ligados, e em muitos casos, atenderam a ligação ali mesmo, sem se importar com os que realmente estavam interessados em vê-lo tocar.

Esse evento mostra de forma cabal que o público são-joseense não está pronto para receber eventos culturais de grande porte (digo apenas o público, pois a Secretaria de Cultura faz o máximo para atrair o público). Mas não basta apenas trazer eventos para o público, tem de ter um trabalho de educação com o povo que assiste tais eventos, para que saibam se comportar diante de grandes orquestras que possivelmente venham tocar em São José.

Talvez seja por isso que o público seja assim: pois as pessoas de São José estão acostumadas a ver pequenos corais, ou então a Banda Marcial da cidade, eventos pequenos com pouca divulgação. Temos de ver com a Secretaria de Cultura se eles envolvem mais a população da arte e cultura, criando assim um vínculo de respeito.

sábado, 11 de junho de 2011

Ônibus é problema novamente em SJP

O serviço de transporte coletivo da cidade de São José dos Pinhais está, novamente, deixando a desejar. Dessa vez foi a linha São Francisco/Ouro Fino. O ônibus deveria sair as 09:10hs do ponto do bairro, mas ele só chegou as 10:20hs, mais de uma hora após o prazo estipulado e cancelando um dos horários. Significa que ele atrasou mais do que o intervalo dos horários da linha.

Esse assunto ainda precisa ser revisto, reavaliado e melhor pensado para que problemas como esse não se repitam.

Comentário do especialista: A linha São Francisco/Ouro Fino vive de problemas. O mais evidente é o intervalo dos horários, que passa de uma hora. Assaltos e atrasos completam a lista de problemas com a linha. Nos finais de semana, a empresa coloca um micro-ônibus na linha, fazendo com que o motorista mesmo cobre a passagem e atrase mais ainda o ônibus. "Tem dias que chega a dar 40 minutos de atraso", conta uma moradora do bairro que não aguenta mais os problemas. "Precisamos ter mais ônibus, porque já faz tempo que nós só temos esse horário", afirma outro morador. E assim os pobres indivíduos que residem na região tem de fazer malabarismos para pegar uma condução até o centro. "Eu acho um absurdo o Bairro a Bairro não entrar aqui na região", conta um morador do São Francisco, cogitando a entrada da linha Bairro a Bairro na vila. "Nós temos o Jurema, mas o horário dele é uma penação só", diz outra moradora.

O São Francisco até é bem provido de linhas de ônibus: Possui o Barro Preto, o São Francisco, o Murici e o Jurema, mas todos eles têm horários imcompatíveis com o tamanho do bairro e de sua área de atuação. Não precisamos de mais ônibus, precisamos de mais horários nos ônibus nas linhas já existentes.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Tentativa de roubo termina em prisão em São José

Jean Arildo Munhoz, de 40 anos, tentou roubar uma bicicleta, mas foi surpreendido pelos moradores. 


Um indivíduo foi preso durante uma tentativa de roubo no bairro São Francisco, em São José dos Pinhais. Jean Arildo Munhoz, de aproximadamente 40 anos estava furtando uma bicicleta por volta das 10:15hs da manhã na Rua Orestes Foggiatto quando foi abordado pelos moradores, que renderam o assaltante. Munhoz já possui passagem pela Polícia. Durante a ação dos moradores, nosso repórter, que estava na redação, olhando pela janela tudo o que acontecia, ligou para o 190 e recebeu a seguinte resposta: "A gente já encaminhou o pedido e a viatura chegará em 20 minutos". Porém, passaram se mais de 35 minutos e a viatura ainda não havia chêgo ao local. Um segurança particular que estava na nossa redação atendeu o caso e ligou para o 153, o telefone da Guarda Municipal de São José dos Pinhais. Após 30 minutos a viatura chegou ao local. Os Guardas Devanildo e Franco atenderam prontamente e deteram o indivíduo. Os guardas foram muito atenciosos e atenderam bem os moradores que salvaram o dia no bairro do Jd. São Francisco.

Comentário do especialista: Esse caso mostra a ineficiência do atendimento das autoridades no que diz respeito ao povo. Nosso repórter, que presenciou o fato, tentou inúmeras vezes ligar para o 190. Em uma das ligações, nosso repórter não foi atendido. Isso é uma vergonha. Em outro caso, o atendente mandou ligar para a Guarda Municipal, alegando não haver viaturas disponíveis para atendimento.  A população precisa de melhores serviços das autoridades policiais, porque assim não dá!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Botijão de gás explode em Curitiba

Um botijão de gás de 13kg explodiu na tarde dessa segunda-feira (06/05), no edifício Tijucas, no centro de Curitiba. Após a explosão e a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros ao local, o prédio foi evacuado. Segundo os oficiais da brigada, o botijão estava na portaria, em uso irregular. Não há risco de desabamentos, porém, há risco de novas explosões.

Polícia Militar e Comunsegs de São José estreitam laços

A Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, a Polícia Militar e os Conselhos Comunitários de Segurança (Comunseg's) se reuniram no último sábado (04/06) para aproximar as forças policiais da população. O encontro foi realizado na sede de 17º Batalhão da Polícia Militar e foi comandado pelo Ten-Cel Maurício Tortato.
 

O secretário de Segurança Marcelo Jugend ressaltou a importância da ligação entre PM e o poder público. "As instituições estão mostrando que a participação popular em São José é muito importante. Este encontro é a prova de que a comunidade está se tornando um dos atores da formação de políticas públicas de segurança".