quinta-feira, 16 de junho de 2011

Arthur Moreira Lima se apresenta em SJP

Arthur Moreira Lima se apresentou em praça pública, diante de uma plateia de mais de 300 pessoas.

Os são-joseenses puderam acompanhar na noite desta quinta-feira (16/06) a apresentação do pianista carioca Arthur Moreira Lima. No seu repertório, músicas de Beethoven, Bach, Vivaldi e Mozart. O concerto de Arthur Moreira Lima foi precedido pelas apresentações da Banda Marcial da cidade de São José, do grupo de Jazz juvenil da Escola de Linguagens Culturais, e do Coral Melodia.

Com mais de meia hora de show, o pianista entrou no palco e tocou sua primeira canção: Jesus, Alegria dos Homens, Opus 134 de Bach. Depois tocou a sonata Clair de Lune, de Beethoven. O concerto de piano, durou mais de uma hora e foi aplaudido de pé pelo público presente.

Comentário do especialista: Nosso repórter acompanhou o decorrer de todo o espetáculo, e conseguiu perceber a falta de respeito com o artista. Em todo o espetáculo, pessoas ficavam comentando alto, falando ou rindo durante as apresentações. Muitos permaneceram com os celulares ligados, e em muitos casos, atenderam a ligação ali mesmo, sem se importar com os que realmente estavam interessados em vê-lo tocar.

Esse evento mostra de forma cabal que o público são-joseense não está pronto para receber eventos culturais de grande porte (digo apenas o público, pois a Secretaria de Cultura faz o máximo para atrair o público). Mas não basta apenas trazer eventos para o público, tem de ter um trabalho de educação com o povo que assiste tais eventos, para que saibam se comportar diante de grandes orquestras que possivelmente venham tocar em São José.

Talvez seja por isso que o público seja assim: pois as pessoas de São José estão acostumadas a ver pequenos corais, ou então a Banda Marcial da cidade, eventos pequenos com pouca divulgação. Temos de ver com a Secretaria de Cultura se eles envolvem mais a população da arte e cultura, criando assim um vínculo de respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário