sábado, 3 de setembro de 2011

Motoristas de ônibus estão fazendo trabalho de cobrador

Em São José dos Pinhais já é comum ver motoristas fazendo o trabalho dos cobradores, dando troco, atendendo aos usuários, cobrando a passagem e liberando a catraca. Junte a isso fechar as portas e conduzir o veículo, com todas as adversidades que o transito o dispõe.

Em Curitiba, a diversidade de linhas que circulam apenas no centro da cidade permite que os microônibus circulem sem a presença de um cobrador. Por serem linhas curtas e de pouco tráfego humano, os motoristas não necessitam dar uma atenção tão grande aos usuários, por serem em menor quantidade.

Em São José a história é diferente. Por mais que sejam linhas de pouco uso por parte dos usuários, os trajetos são grandes, permitindo maior número de paradas. Em São José circulam com os microônibus as linhas Barro Preto, Cidade Jardim/Del Rey e Aeroporto nos dias úteis e a linha São Francisco/Ouro Fino aos finais de semana. Essa última, principalmente aos sábados, é uma linha de grande movimento. Nosso repórter, que usa a linha com frequência, constatou inúymeras irregularidades na qualidade do serviço prestado.

Em uma das paradas, do Jardim Cruzeiro, o ônibus ficou parado por mais de dez minutos, chegando com 20 minutos de atraso no ponto final. Outra irregularidade é a falta de atenção que as tantas tarefas realizadas ao mesmo tempo sugerem. Em outra parada, ainda no Jd. Cruzeiro, o motorista esqueceu de abrir a porta traseira para o passageiro descer, haja vista que o sinal luminoso estava aceso.

Como o motorista tem de cobrar a passagem, sempre feito com o ônibus parado, os ônibus atrasam muito. Na linha São Francisco/Ouro Fino os horários dos finais de semana foram alterados, justamente o tempo que o ônibus atrasava com o horário anterior.

Segundo o Sindicato que representa a categoria, essa atividade dupla classifica um desvio de função, por estarem fazendo um trabalho da qual não seria sua competência. Pedimos assim as autoridades competentes que estudem uma solução para esse problema, pois quem sai perdendo é o usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário