domingo, 15 de maio de 2011

Som alto é problema no bairro do São Francisco

O problema do som é ainda maior no São Francisco.

Alguns moradores do Jardim São Francisco, em São José dos Pinhais, estão abusando no volume do som nos aparelhos automotivos ou residenciais. Nossa reportagem foi até o bairro em um domingo, dia em que os moradores afirmam "ser mais problemático", para apurar. Realmente o bairro é um ponto de encontro de apaixonados pelo som. "Já houve até competição de som alto, durante uma festa", afirma um morador.

Além de estar prejudicando a tranquilidade já costumeira da região, estão prejudicando também sua própria saúde. Segundo um otorrinolaringologista: "O som alto prejudica a audição. Um volume de 90 decibéis, durante uma hora, pode causar surdez total em menos de dois anos". Explica.

Nossa reportagem foi ao bairro com um decibelímetro, um aparelho que mede o volume do som. Em alguns casos, o nível ultrapassou os 100 dB, nível de som aproximado a de um avião a jato. "Nesses casos, o uso de um abafador de ruídos seria indispensável para garantir a saúde dos ouvidos", explica a otorrinolaringologista.

GM de São José começa a autuar abusados: Desde março deste ano, a Guarda Municipal de São José possui o aparelho que mede o volume do som nos carros e casas. Para proceder com uma reclama~ção, basta ligar no telefone da Guarda Municipal, com o número 153.

Nenhum comentário:

Postar um comentário